DÉCIMO SUCESSOR DE DOM BOSCO EM CUIABÁ

CLUBE DOM BOSCO RELEMBRA SUAS ORIGENS E HOMENAGEIA REITOR-MOR DOS SALESIANOS

Em visita à Cuiabá para celebrar os 130 anos de história da Missão Salesiana de Mato Grosso, o 10º sucessor de Dom Bosco, o Reitor-mor dos Salesianos, Cardeal Dom Ángel Fernández Artíme, recebeu das mãos do superintendente de futebol Romildo Silva, uma camisa comemorativa dos 99 anos do Clube Dom Bosco.

O Reitor-Mor, o 10º sucessor de Dom Bosco, está à frente do governo da Congregação, ou Superior da Sociedade Salesiana, que exerce o cargo de união da Família Salesiana. Os Salesianos de Dom Bosco estão presentes em 134 países do mundo, nos cinco continentes. Organizados em 90 Províncias, têm 1.718 obras e 147 outras presenças.

Na presença também do Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, Padre Ricardo Carlos, foi entregue uma carta de apresentação, contando a história e importância dos salesianos na fundação do Clube.

A FUNDAÇÃO DO CLUBE

A história do Clube, tudo começou com a vinda dos padres salesianos para Cuiabá em 1894. O futebol em Mato Grosso teve seu início em 1905, com o padre salesiano Antônio Maria Malan que após o retorno de uma das suas viagens à Cuiabá, trouxe consigo na bagagem duas bolas de couro.

O futebol caiu nas graças da população cuiabana. Enquanto, em nossa história, o futebol caminharia de 1905 até 1925 sendo uma atividade restrita ao colégio. Até que, incentivados pelo mestre Padre Ricardo Remetter, alunos do Liceu Salesiano, oriundos do Oratório Festivo Dom Bosco fundaram o “Club Dom Bosco”, na data de 4 de janeiro de 1925, tendo como seu primeiro presidente o Mestre Salesiano João Botas.

A partir de então, o Clube Esportivo Dom Bosco se tornaria uma equipe que disputaria jogos com as demais equipes de Cuiabá. Entretanto o vínculo com o colégio e seus mestres ainda não iria se desfazer naquele momento, tendo o como presidente de honra até 1936, o padre salesiano Ricardo Remetter.

Fonte: Assessoria C.E. Dom Bosco
Crédito Foto: Assessoria C.E. Dom Bosco