Tudo começou com a vinda dos padres salesianos para Cuiabá em 1894,  isto devendo a pedido em 1882 do Bispo de Cuiabá e em 1893 o Presidente do estado Manoel José Murtinho que solicitou então da diocese de D. Bosco ao D. Lasanha Padres Salesianos permissão para poder implantar uma instituição de ensino.

O impacto dessa autorização e o seu legado foram nos deixado até os dias de hoje, além de se preocuparem com o ensino tanto religioso como educacional, também era primazia o cuidado com os jovens, sendo-lhes desenvolvidas práticas físicas para uma a preservação da saúde e desenvolvimento físico.

Daí o surgimento da equipe nas dependências do Colégio Salesiano São Gonçalo, que se verifica nas atas abaixo que fizeram parte da Diretoria do Clube os Padres Salesianos:

A nomenclatura „M.‟ significa „Mestre‟ no começo dos nomes de alguns dos membros da diretoria do clube revela a participação da instituição Salesiana.

O rei em Cuiabá

O Dom Bosco protagonizou uma época em que o Rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, o eterno Pelé, pisou em gramado cuiabano no estádio Eurico Gaspar Dutra em uma histórica partida entre Santos e Dom Bosco, em 1965.

O rei em Cuiabá

O time Santista levou a melhor ganhando o jogo de 6x2 com os gols de Pelé (3), Coutinho (2), e Peixinho (1), para o Dom Bosco fizeram Uizer(1) e Pretinho (1).

O Leão do Maracanã

Com ousadia de sobra foi o Dom Bosco o primeiro clube mato-grossense a disputar uma partida oficial no estádio do Maracanã, em 29 de abril de 1970.

O Leão do Maracanã

A sede da colina

A sua sede foi adquirida no ano de 1957, quem a vendeu foi o Prof. André Avelino Ribeiro que era proprietário do Colégio São Pedro.  Na eminência de sua aposentadoria ele se desfez da Instituição para o então Presidente do Clube Esportivo Dom Bosco, Coronel Caraciolo Azevedo de Oliveira.

A sede da colina

O Leão da Colina que nasceu em berço esplêndido, conquistou uma sede nobre, a única entre os clubes do Estado. A sede abrigava grandes bailes e eventos sociais que atraíam as celebridades locais e nacionais.

A sede da colina

A construção da sede foi um marco na história de Cuiabá, de Mato Grosso, o clube social. Referência em Mato Grosso. Diversos bailes da alta sociedade aconteciam no clube, onde shows de nível nacional eram vistos com frequência pela clientela da sede social. Uma das festas que aconteciam era o grande baile das debutantes.

Marco da lavratura da ata de fundação

A História do Dom Bosco se confunde com a história de Cuiabá.

“Neste local, a 08 de abril de 1719, reunidos os bandeirantes de Pascoal Moreira Cabral, foi lavrada a ata da fundação de Cuiabá”.