DOM BOSCO CELEBRA SEU CENTENÁRIO

CLUBE DA COLINA ILUMINADA APRESENTA ESCUDO COMEMORATIVO E PROGRAMA ANO ESPECIAL

 
  O Dom Bosco, clube mais antigo do estado, comemora seus 100 anos de fundação nesse sábado (04) com o lançamento de um escudo comemorativo com referências históricas e à efeméride. Com os esforços de seus diretores, apoiadores e colaboradores voltados para a disputa da Copa São Paulo, o clube optou por repassar as ações e festejos de um século de fundação para o restante do ano.

 

 

ESCUDO COMEMORATIVO

Para o ano celebrativo, o Dom Bosco usará um escudo especial que tem como referência seu primeiro escudo adotado na época da fundação do clube. O escudo comemorativo já é usado pelo time Sub-20 na competição da Copa São Paulo.

O escudo guarda no seu interior o monograma com a letras C, D e B, referentes ao nome do clube em sua fundação, "Club Dom Bosco". Ao redor guarda dois ramos de louro, formando uma coroa, e acima o ano de fundação e o ano de seu centenário. O desenho é guardado pelo contorno de escudo, com três junções equiláteras.

ELEIÇÃO
Está programado, para este mês de janeiro, a eleição para presidência e do conselho deliberativo do clube. A tendência é de que se siga a tradição do clube da apresentação de uma chapa de consenso, única, para o mandato trienal à partir deste ano.

ESTADUAL

Como grande objetivo esportivo do clube no ano do centenário, o retorno à principal divisão do futebol matogrossense começa a ser planejado após a participação do time na Copa São Paulo. O estadual da segunda divisão, de acordo com o calendário de competições da FMF, está programado para ter seu ínicio no final do mês de abril.

CELEBRAÇÃO

O clube ainda monta uma agenda para a celebração de seu centenário durante todo o ano de 2025. Estão previstas festividades e publicações da história dombosquina, para isso, o clube ainda busca apoio. Além dessa ações, o clube planeja no ano de seu centenário apresentar novos projetos, envolvendo suas categorias de base.

FUNDAÇÃO

Em sua gênese, o clube tem a origem do futebol em Mato Grosso. Com o seu início em 1905, com o padre Antônio Maria Malan, que após o retorno de uma das suas viagens à Cuiabá, trazendo consigo na bagagem duas bolas de couro. Enquanto, em sua história, o futebol dombosquino caminharia de 1905 até 1925 sendo uma atividade restrita ao colégio. Pois, enquanto em Cuiabá se realizaram diversos confrontos entre as equipes existentes, o futebol da instituição salesiana se restringia intramuros.

Até que, incentivados pelo mestre Padre Ricardo Remetter, alunos do Liceu Salesiano, oriundos do Oratório Festivo Dom Bosco fundaram o “Club Dom Bosco”, na data de 4 de janeiro de 1925, tendo como seu primeiro presidente o Mestre Salesiano João Botas.

 

Fonte: Assessoria C.E. Dom Bosco
Crédito Foto: Assessoria C.E. Dom Bosco
Data: 04/01/2025



Compartilhar está página




Parceiros